Gigante farmacêutica se une a fabricante de medicamentos à base de maconha no Canadá

tilray canada Gigante farmacêutica se une a fabricante de medicamentos à base de maconha no Canadá

A gigante farmacêutica Novartis firmou parceria com a Tilray que fabrica medicamentos à base de cannabis no Canadá, se tornando coadjuvante na normalização da erva como um produto médico convencional. As informações são da Bloomberg, via UOL.

A Novartis está fechando parceria com uma empresa canadense especializada em maconha apoiada pelo bilionário Peter Thiel para entrar no negócio da maconha medicinal.

A Sandoz Canada, uma divisão da gigante da saúde, está formando uma aliança estratégica com a Tilray, que fabrica medicamentos à base de maconha em cápsulas e em outras formas. Juntas, as empresas desenvolverão novos medicamentos à base de maconha e a Sandoz os distribuiria a hospitais e farmácias.

“Essa aliança é um grande marco no longo caminho para a legitimação da maconha medicinal como medicina convencional”, disse o CEO da Tilray, Brendan Kennedy, em comunicado.

As empresas canadenses têm liderado a evolução da maconha de droga ilegal para produto médico. O país autorizou a maconha medicinal em 2013 e deverá legalizar o uso recreativo da erva neste verão (Hemisfério Norte). A Cronos Group, com sede em Toronto, se tornou recentemente a primeira empresa ligada à maconha na Nasdaq.

Não é a primeira vez que a empresa controladora da Tilray se associa a uma grande empresa de saúde. A Privateer Holdings, firma de private equity ligada à maconha com sede em Seattle, nos EUA, também está se associando à Shoppers Drug Mart, a maior rede de farmácias do Canadá.

A Privateer havia levantado US$ 200 milhões até janeiro, na época um recorde para uma empresa privada na incipiente indústria da maconha. Entre os investidores há indivíduos ricos, family offices e investidores institucionais.

A Founders Fund, firma de capital de risco apoiada por Thiel, foi a primeira investidora institucional a colocar dinheiro abertamente no segmento da maconha ao investir na Privateer. Thiel é cofundador do PayPal e foi um dos primeiros investidores do Facebook.

Leia também:

Fusão entre empresas canadenses cria a maior produtora de maconha do mundo

 Gigante farmacêutica se une a fabricante de medicamentos à base de maconha no Canadá