Fantástico deste domingo debaterá sobre legalização da maconha no Brasil

 Fantástico deste domingo debaterá sobre legalização da maconha no Brasil

O programa que vai ao ar no dia 24/09 promoverá o debate sobre o consumo, porte e comércio da maconha no país, trazendo opiniões contra e a favor de uma mudança na lei. Afinal, temos que liberar ou não a erva?

Liberar ou não liberar o consumo, porte e até o comércio de maconha no Brasil? Eis o debate que o Fantástico trará neste domingo (24). Enquanto a questão é discutida no Supremo Tribunal Federal, os repórteres do programa vão mostrar os desafios do combate ao tráfico no Brasil e experiências que vêm dando resultados, como a do Chile que criou o tribunal de tratamento de drogas.

O assunto é de extrema relevância! No começo do ano, o país enfrentou uma crise no sistema carcerário devido à superlotação e um dos fatores para tal situação é a criminalização do usuário de drogas que muitas vezes são encarcerados como traficantes. Um em cada três presos no país responde hoje por tráfico de drogas. Os dados obtidos junto aos governos estaduais e tribunais de Justiça são referentes a este ano e mostram uma mudança drástica no perfil dos presos brasileiros em pouco mais de uma década. Se antes as cadeias estavam lotadas de condenados por crimes contra o patrimônio, como roubo e furto, agora elas abrigam milhares de pessoas que respondem pelo crime de tráfico – parte delas ainda sem julgamento.

Leia também: Israel começa a debater descriminalização da maconha27/01/2017 Descriminalização da maconha pode ser uma das soluções para crise no sistema carcerário

Enquanto isso, assista abaixo a matéria exibida no Fantástico em abril, que mostra o quadro evolutivo da Maconha Medicinal no Brasil. Veja o que mudou de 2014 a 2017 no cenário do uso terapêutico da cannabis no país, conheça os depoimentos de pais e mães, a Abrace, uma associação que fabrica e distribui extratos feitos no país, a opinião de cientistas e um empresário que importou 10 quilos de maconha para o desenvolvimento de medicamentos para tratar casos de epilepsia.

 Fantástico deste domingo debaterá sobre legalização da maconha no Brasil