Falta precisão no cálculo de custos no mercado de maconha

Faltando menos de nove meses para a legalização da cannabis recreativa, ainda não há clareza sobre os custos de produção e margens de lucro no mercado de maconha no Canadá. As informações são da Bloomberg via Uol.

Se há uma coisa que ainda está nebulosa no nascente mercado de maconha do Canadá, é a amplitude das margens do negócio.

Faltando menos de nove meses para a legalização da cannabis recreativa, analistas e investidores ainda não sabem claramente quais serão os grandes vencedores e perdedores. Algumas empresas de maconha de capital aberto não informam quanto custa produzir um grama de maconha seca, e se informam, os números não são calculados de maneira uniforme. Além disso, as margens dos produtores poderiam começar a diminuir quando as províncias começarem a comprar maconha por atacado.

Os preços de venda “certamente vão cair, talvez pela metade do valor atual, e o custo da produção vai ter importância”, disse Mike Gorenstein, CEO da Cronos Group, com sede em Toronto. “As margens não serão de 80 ou 90 por cento para sempre.”

A iminente redução das margens chega em um momento em que o otimismo dos inversores com as vendas recreativas provoca uma forte alta das avaliações. As ações da Canopy Growth, o primeiro unicórnio de maconha do país, com um valor de mercado de mais de 3 bilhões de dólares canadenses (US$ 2,36 bilhões) aumentaram mais de 80 por cento nos últimos 12 meses, e as da Aurora Cannabis mais do que dobraram. As da MedReleaf aumentaram mais de 90 por cento desde sua estreia em junho.

Preços

Hoje, a maconha medicinal é vendida diretamente aos consumidores por cerca de 7 a 12 dólares canadenses por grama, dependendo da qualidade. Os preços da maconha recreativa provavelmente caiam para 4,50 a 5 dólares canadenses e províncias como Ontário e Alberta planejam adquirir maconha no atacado, disse Jason Zandberg, analista da PI Financial em Vancouver.

Alguns produtores estão focados na redução de custos para ajudar a manter margens robustas.

Os custos por grama da Aphria, com sede em Leamington, Ontário, foram de 95 centavos de dólar canadense no trimestre passado e há mais medidas pendentes para melhorar os custos, para que a empresa “tenha o controle” em termos de diminuir o preço de venda sem sacrificar margens, disse o CEO Vic Neufeld em entrevista.

As empresas também procuram diversidade geográfica para compensar as quedas de preços no Canadá.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!