Exército português está pronto para produzir maconha medicinal

Bandeira de Portugal arriada e o Exército do país em forma à frente de seu comandante.

Após a promulgação da lei que autoriza o uso da cannabis medicinal, o Laboratório Militar do Exército de Portugal está pronto para produzir maconha e cumprir a nova legislação.

O Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQP) do Exército português está disponível para cumprir a recente lei aprovada autorizando a produção de medicamentos à base de cannabis, segundo informou o site Público.

Segundo notícia, o laboratório militar tem “flexibilidade” para cumprir a legislação, que inclui uma norma que diz que os militares podem contribuir para produção destes medicamentos.

Esta não é a primeira vez que o LMPQP é usado e também não é uma ação inédita no cenário europeu. É este instituto do Estado que produz metadona desde 1999 e vários medicamentos para doenças raras. Além disso, recorda os noticiários portugueses, em 2009 os militares tiveram um papel importante na preparação da vacina contra a Gripe A.

Leia: Coronel do Exército produz legalmente 100 kg de maconha ao ano na Itália

Este ano, o governo português deu indicações de que quer aumentar o leque de medicamentos produzidos por militares. Tal como o Público noticiou em fevereiro, os ministérios da Saúde e da Defesa querem avançar com a produção de mais oito medicamentos no Laboratório Militar para fornecer ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), o que implicará um investimento estimado em 16 milhões de euros. O governo já aprovou um novo despacho, incumbindo o Infarmed e o laboratório de fazerem um levantamento da legislação que é preciso mudar.

Entretanto, no caso da cannabis, tem de haver primeiro regulamentação desta lei para que o laboratório possa cumprir a legislação que foi promulgada pelo Presidente da República no dia 10 de julho, após ter sido aprovada pelo Parlamento português em 15 de junho.

#PraCegoVer: fotografia (de capa) em primeiro plano da bandeira de Portugal arriada e em segundo plano o Exército do país em forma à frente de seu comandante.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!