Denver anulará milhares de sentenças prévias à legalização da maconha

Fotografia de uma flor de maconha seca sendo segurada na vertical por uma mão que veste luva preta (na parte direita da foto) e um fundo desfocado de vegetação. Sentenças.

No Colorado, a prefeitura de Denver iniciou um processo de anulação de milhares de sentenças por delitos ligados à maconha e emitidas antes da legalização do uso recreativo, em 2014. As informações são da EFE, via UOL.

A Prefeitura de Denver, no Colorado, nos Estados Unidos, começou nesta quarta-feira o processo de anulação de milhares de sentenças por pequenos delitos ligados à maconha e emitidas antes da legalização da sua venda com fins recreativos em 2014.

Entre 2001 e 2013 foram registrados na cidade cerca de 10 mil casos de pessoas condenadas por crimes que deixaram de ser crimes quando entrou em vigor no estado a Emenda 64, que legalizou a maconha, afirmou o prefeito Michael B. Hancock em comunicado. De acordo com ele, a anulação dessas penas é parte “dos esforços contínuos de Denver para promover a inclusão de todas as pessoas”.

Segundo Hancock, essas anulações são para “corrigir uma injustiça”, embora ainda se desconheça se a eliminação será por meio de uma ordem executiva ou acontecerá caso a caso. Ele ressaltou que a iniciativa beneficiará as “comunidades que foram de forma desproporcional impactadas pela guerra contra as drogas”.

Com base em um relatório divulgado em abril pela Universidade de Denver, a legalização da maconha no Colorado não mudou essa disparidade e os latinos e afro-americanos continuam sendo detidos com mais frequência em Denver do que os brancos por posse de maconha, mesmo consumindo menos.

Leia também:

Com 6 anos de maconha legalizada, Denver vê arrecadação subir e criminalidade cair

#PraCegoVer: fotografia (capa) de uma flor de maconha seca sendo segurada na vertical por uma mão que veste luva preta (na parte direita da foto) e um fundo desfocado de vegetação. Créditos da foto: Seth McConnell – The Denver Post.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!