Consumidores de maconha são menos propensos à obesidade, diz estudo

garfo flores Consumidores de maconha são menos propensos à obesidade, diz estudo

Os consumidores de maconha apresentaram um aumento do índice de massa corporal muito abaixo dos participantes que não fazem uso da erva.

Um novo estudo publicado no International Journal of Epidemiology revelou que os usuários de maconha são menos propensos a serem obesos em comparação com os não usuários. Os pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan se basearam em dados da Pesquisa Nacional Epidemiológica sobre Álcool e Condições Relacionadas (NESARC).

De uma amostra de estudo transversal representativa nacional de cidadãos estadunidenses com 18 anos ou mais, os pesquisadores analisaram as respostas relatadas de mais de 33.000 pessoas. Na primeira leva de entrevistas, concluídas em 2002, perguntou-se aos participantes se usavam cannabis e, em caso afirmativo, com que frequência. Quando retornaram para a entrevista de acompanhamento, em 2004-2005, os pesquisadores perguntaram se eles continuavam usando cannabis desde a primeira entrevista.

Leia: Por que a maconha causa larica, afinal? A ciência explica

Entre os dois períodos de entrevistas, os pesquisadores notaram um aumento no índice de massa corporal (IMC) em todas as categorias de entrevistados – aqueles que nunca consumiram, os que haviam interrompido o uso anterior, iniciantes e usuários regulares.

O resultado da pesquisa revelou um sutil ganho de IMC nos usuários de cannabis quando comparados aos não usuários. Ou seja, os participantes que relataram o uso de maconha ganharam peso, porém a uma taxa reduzida em comparação com aqueles que nunca consumiram a erva.

A relação entre o baixo índice de massa corporal e o uso de maconha já foi observada em outros estudos recentes realizados na Universidade de Saúde e Ciência de Oregon e por cientistas da Universidade de Pitsburgo e da Universidade Estadual do Arizona.

Leia também:

Estudo mostra que legalização da maconha medicinal pode reduzir índices de obesidade

#PraCegoVer: fotografia (de capa) em close-up e vista superior de uma pequena flor de maconha seca sobre os dentes de um garfo que está sobre uma porção de flores. Créditos da foto: Shutterstock.