Conheça as propriedades terapêuticas dos terpenos

Conheca as propriedades terapeuticas dos terpenos Conheça as propriedades terapêuticas dos terpenos

No segundo artigo da série especial da Smoke Buddies que desvenda os terpenos, vamos mostrar os benefícios terapêuticos desse componente da maconha que, apesar de ainda não serem divulgados tanto quanto os do CBD, são fundamentais e potencializam os efeitos medicinais da cannabis. Confira!

No Brasil, o CBD é considerado o principal componente terapêutico da maconha. Mas essa percepção começa a mudar à medida em que são estudados outros componentes, como os terpenos, que desempenham um papel importante no aumento dos efeitos da cannabis para fins medicinais.

Os terpenos atuam no organismo dissolvendo lipídios ou gorduras, inibem a absorção de serotonina e aumentam a atividade da norepinefrina, que influencia o humor, ansiedade, sono e alimentação, entre outras funções. O Dr. Ethan Russo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Internacional de Cannabis e Canabinoides, demonstrou com evidências científicas que os componentes não canabinoides das plantas, como os terpenos, servem como inibidores dos efeitos intoxicantes do THC, aumentando assim a sua eficácia terapêutica.

Essa sinergia aumenta o potencial de extratos medicinais à base de cannabis para tratar dores, inflamações, infecções fúngicas e bacterianas, além de ansiedade, epilepsia e depressão. Cada terpeno contribui para um determinado fator terapêutico. Alguns, encontrados na cannabis, estão listados abaixo:

Borneol

Presente em algumas plantas do tipo Haze, como a K13, esse terpeno é antisséptico, analgésico, broncodilatador e ainda ajuda a combater a insônia.

Canfeno

Encontrado em alta concentração nas strains indica, o canfeno é um poderoso antibiótico e anti-inflamatório.

Terpineol

 Conheça as propriedades terapêuticas dos terpenos

Jack Herer – Foto: Leafly.

O antioxidante que limpa o corpo de toxinas e restaura a boa saúde é um dos terpenos encontrados na famosa Jack Herer. Sua característica é o forte aroma de cravo.

Se quiser mais informações sobre terpenos, não esqueça de baixar o estudo desenvolvido pela Bilva Elemental em parceria com o Ganja Talks e Who is Happy, que está disponível para download gratuito aqui.

Leia também:

Terpenos: Conheça os compostos responsáveis por muito mais que o aroma e o sabor da cannabis

 Conheça as propriedades terapêuticas dos terpenos