CAMISA DA MARCHA DA MACONHA

 CAMISA DA MARCHA DA MACONHA

Vai na Marcha da Maconha de sua região? Então não esqueça sua camiseta com o tema – que, além de escancararem nossa luta para todos que quiserem/saibam ler, também simboliza a importância vitória conquistada em 2011. Entenda mais sobre o tema na coluna semanal do advogado e ativista, André Barros.

Antes da decisão do Supremo Tribunal Federal, por 9 X 0, em 15 de junho de 2011, na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 187, que garantiu a realização da Marcha da Maconha em todo o país, tínhamos muitos problemas com as nossas camisas. Lojas foram invadidas com apreensões de nossas camisas e prisões. Até o PROCON já determinou a apreensão de camisas e bonés com o horário internacional 4:20, por apologia ao uso de maconha.

Hoje, não existe camisa mais legalizada que a nossa. O Ministro Celso de Mello, relator da ADPF 187 no STF, em seu voto, registrou que usar camisa com a estampa da folha da maconha não é crime. Esse debate ocorreu no julgamento da Marcha da Maconha no STF. Portanto, a camisa da Marcha da Maconha está garantida pelo Supremo Tribunal Federal. Cabe destacar o trecho do histórico voto sobre as camisas da maconha:

“(…)Isto porque, defender a descriminalização de certas condutas previstas em lei como crime, não é fazer apologia de fato criminoso ou de autor de crime. Igualmente, não configura o crime deste art. 287 a conduta daquele que usa camiseta com a estampa da folha da maconha, por ser inócua a caracterizar o crime e por estar abrangida na garantia constitucional da liberdade de manifestação do pensamento.(…)”

Vejam como avançamos na luta. Hoje, por apenas 20 reais, você pode vestir a camisa da Marcha da Maconha. Aqui no Rio de Janeiro, pode ser adquirida em diversas lojas da causa: LA CUCARACHA, em Ipanema; Ganjah da Lapa e do Vidigal; JACARÉ AZUL, na Lapa; SMONKEY, na Lapa; SMOKE TATTOO LOUNGE, na Tijuca; RAIZ CULTIVO INDOOR, na Glória e na ULTRA 420, em Ipanema.

Leia mais: Camisa com estampa de maconha NÃO É apologia. É estilo e liberdade de expressão!

 CAMISA DA MARCHA DA MACONHANeste 6 de maio de 2017, como fazemos todos os anos no primeiro sábado de maio, simultaneamente com o movimento internacional “GLOBAL MARIJUANA MARCH”, vamos realizar a Marcha da Maconha do Rio de Janeiro. A concentração começa por volta de 14:20 h no Jardim de Alah, em Ipanema, que já foi apelidado de “Jardim de Jah”, com a saída impreterivelmente no internacional horário das 4:20 da tarde.

O movimento é internacional e nacional e várias capitais do Brasil realizarão a Marcha da Maconha também no dia 6 de maio de 2017.

Vista a camisa e venha participar do único movimento social do Brasil garantido por duas decisões unânimes do Supremo Tribunal Federal: A MARCHA DA MACONHA.

Leia também: 

Marcha da Maconha acontece em várias cidades neste sábado

 CAMISA DA MARCHA DA MACONHA

 CAMISA DA MARCHA DA MACONHA

Sobre André Barros

ANDRÉ BARROS, advogado da Marcha da Maconha, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros e terceiro suplente de Deputado Estadual pelo PSOL do Rio de Janeiro.