Baseado no Cotidiano: maconha e ativismo em série fotográfica

baseado no cotidiano boechat capa smokebuddies Baseado no Cotidiano: maconha e ativismo em série fotográfica

Phill Whizzman registra momentos do cotidiano de usuários e não usuários favoráveis à regulamentação da maconha para fins recreativo e medicinal. O resultado não poderia ser melhor. Dá só uma olhada!

O fotógrafo, além de ser usuário, Phill Whizzman é um admirador da planta e do que ela pode proporcionar com a medicina e nas outras mil utilidades que a maconha tem, além do efeito chapante. Com um olhar criativamente alternativo, Phill (28), morador de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, que além de fotografar em diversas parcerias para o Smoke Buddies e realizar trabalhos com grandes marcas, agora está na busca de quebrar os estereótipos da imagem do “maconheiro doidão” através da série Baseado No Cotidiano.

Por décadas, a imagem do usuário de maconha não tem representado adequadamente os consumidores reais da erva e a medida que o tempo passa, junto à onda global da legalização, esse esteriótipo preconceituoso precisa ser detonado na sociedade brasileira.

lazy placeholder Baseado no Cotidiano: maconha e ativismo em série fotográfica

“A criminalização não é burrice é maldade!” – Phill Whizzman

Em suas jornadas fotográficas, Phill trombou com pessoas, usuárias ou não, que entre um click e outro compartilharam histórias que o fizeram pensar bastante sobre a maconha e sua criminalização pelo Estado. Diante dos depoimentos, da opinião sobre a regulamentação da planta, os motivos para consumo e o que a ganja proporciona para cada um, Whizzman bolou o Baseado no Cotidiano.

O projeto, que não tem número máximo de participantes e sem prazo de duração, apresentará simultaneamente enquanto for desenvolvido pessoas que topem quebrar o tabu ao mostrar à sociedade que a maconha é uma substância comum e faz parte do cotidiano de muita gente sem apresentar risco a terceiros, inclusive sendo cientificamente declarada 114 vezes mais segura que o álcool.

Phill Whizzman já realizou mais de 420 retratos, com uma variedade de histórias que revelam um grupo diversificado de pessoas, idade, sexo, ideologias, motivos para consumo ou até mesmo para evitá-lo, e entre outros.

Enquanto aguardamos alguma mudança vinda do STF, Baseado no Cotidiano chega para mostrar o que todos nós já sabemos: o consumidor de maconha, de forma responsável, é tão normal quanto qualquer um.

Confira abaixo as fotografias de quem topou botar a cara e sair do armário em prol da legalização da maconha:

Quer fazer parte dessa série? Siga o Instagram Baseado no Cotidiano e deixe sua mensagem para Phill através do e-mail baseadonocotidiano@gmail.com .

#PraCegoVer: Fotografia do jornalista Ricardo Boechat sorrindo ao segurar uma folha de maconha na frente do rosto

lazy placeholder Baseado no Cotidiano: maconha e ativismo em série fotográfica

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.