Aumenta o uso de maconha entre pais com filhos em casa nos EUA, segundo estudo

Fotografia que mostra um baseado com chama na ponta, voltada para a câmera, e a mão e rosto da pessoa, ao fundo, fora de foco.

Nos EUA, o uso de maconha por pais que têm filhos em casa vem apresentando um ligeiro aumento no decorrer dos anos, segundo um estudo realizado pela Academia Americana de Pediatria. As informações são d’O Globo.

Um estudo americano publicado nesta segunda-feira revelou que o consumo de maconha por pais que têm filhos em casa tem aumentado ao longo dos anos, ainda que ligeiramente. A ascensão da taxa acontece principalmente entre aqueles que já eram fumantes de tabaco.

De acordo com a pesquisa, a taxa de pais que fumam maconha passou de 5% em 2002 para 7% em 2015. Por outro lado, o tabagismo caiu de 28% para 20% entre esse grupo. Uma das explicações para a queda no uso de tabaco pode estar em outro indicador da pesquisa, segundo o qual o uso de maconha entre os pais que já eram fumantes de cigarro passou de 11%, em 2002, para 17%, em 2015.

Já entre os pais que não eram fumantes, o percentual de usuários de maconha passou de 2%, em 2002, para 4% em 2015. Os pesquisadores alertam que o consumo de cigarros, seja de tabaco ou de maconha, tem aumentado a exposição de crianças ao fumo passivo.

“Embora grandes esforços tenham sido feitos para reduzir a exposição das crianças à fumaça do cigarro, esses esforços podem ser prejudicados pelo aumento do consumo de cannabis entre pais” – diz Renee Goodwin, pesquisadora da Universidade Columbia.

O consumo da droga também é mais frequente entre os homens que já fumavam e entre os pais mais jovens. Os pesquisadores alertam ainda que como a maconha é proibida em muitos países a tendência é que as pessoas façam o uso dela em casa, o que aumenta a exposição das crianças à fumaça.

“A tarefa de educar os pais sobre a exposição à fumaça da maconha deve ser integrada a programas de educação em saúde pública sobre a exposição ao fumo passivo” – afirmou Goodwin.

NOTA DA REDAÇÃO

O estudo sobre o consumo de cannabis e tabaco entre pais que têm filhos em casa foi realizado no âmbito dos Estados Unidos. Os pesquisadores da Academia Americana de Pediatria se basearam nos dados levantados pela Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde (NSDUH) realizada pelo Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas (NIDA), no período de 2002 a 2015. Na publicação original é informado que, em razão de o uso recreativo da maconha ainda ser proibido em diversos locais dos EUA, a tendência é que as pessoas façam o uso em casa. Diferente de como informado pelo O Globo sobre a erva ser proibida em muitos países.

Leia também: Americanos observam mudanças de leis e hábitos relacionados às drogas nas últimas décadas

#PraCegoVer: Fotografia de um baseado com chama na ponta e ao fundo desfocado a mão e rosto da pessoa.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!