Anvisa planeja consulta pública para uso medicinal da maconha

projeto de lei que autoriza cultivo de maconha chega ao senado Anvisa planeja consulta pública para uso medicinal da maconha

Diretor-geral da Anvisa, Jarbas Barbosa, deve apresentar na próxima reunião da diretoria colegiada a proposta de colocar em consulta pública o uso medicinal da maconha.

Segundo artigo publicado na coluna do Lauro Jardim, no jornal O Globo, o diretor-geral da Anvisa, Jarbas Barbosa, deve apresentar na próxima reunião da diretoria colegiada a proposta de colocar em consulta pública o uso medicinal da maconha.

Apesar de o tema estar sob a relatoria de Renato Porto, Jarbas queria deixar o assunto resolvido antes do fim do seu mandato, em julho.

No momento, no entanto, avalia que a consulta pública é o que dá para fazer.

Promessas

A iniciativa de Jarbas Barbosa chega semanas após informar, durante o evento realizado pela FioCruz e Apepi no Museu do Amanhã, no Rio, que até a primeira semana de junho levaria uma proposta de iniciativa que certamente seria aprovada.

“Nas próximas três semanas, no máximo, nós vamos levar a proposta de iniciativa e será aprovada”, dando certeza da aprovação. Segundo ele, já conversou com cada um dos diretores para “trazer o debate formalmente com toda a bagagem do que já foi estudado e aprendido com outras experiências, para que possamos ter brevemente no país essa outra possibilidade de instituições, as mais variadas possíveis, poderem fazer a plantação ou para pesquisa científica ou produção de medicamentos fazendo com que as pessoas que utilizam tenham mais acesso”.

Saiba mais: Regulamentação do Cultivo de maconha será debatido pela Anvisa em 3 semanas

Em maio do ano passado, a Anvisa incluiu a cannabis como “planta medicinal” na lista que define os nomes oficiais de fármacos. Antes, em janeiro de 2017, a Anvisa aprovou o registro do primeiro medicamento à base de maconha no país, o Mevatyl. Há dois anos, a Agência retirou o canabidiol da lista de substâncias de uso proscrito, o que facilitou a comercialização de medicamentos que contenham a substância no Brasil.

Apesar dos avanços que pouco beneficia a sociedade brasileira, que depende da maconha para fins medicinais, esperamos que esta consulta pública não seja mais um tiro no pé que distancie cada vez mais o país da regulamentação da maconha.

#PraCegoVer: fotografia de capa em primeiro plano da mão de uma pessoa indo na direção de uma flor de maconha e seu cultivo no segundo plano. Créditos da foto: Phill Whizzman.

lazy placeholder Anvisa planeja consulta pública para uso medicinal da maconha

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.