Anvisa: Autorização para uso de derivado da maconha vai chegar por e-mail

Anvisa facilita regras para importação de derivado da maconha - Smoke Buddies

Medida permite que autorização para a importação de canabidiol, de uso controlado no Brasil, seja realizada por e-mail e não mais via correio, tornando o processo mais simples para o usuário.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que a partir do dia 9 de abril as autorizações para a importação excepcional de canabidiol, derivado da maconha, serão enviadas por e-mail.

Segundo a agência, a medida tem o objetivo de dar mais agilidade ao processo de importação da medicação e minimizar gastos de envio das liberações que eram realizadas pelo correio.

“Com isso, a autorização para pacientes que dependem da importação de produtos à base de canabidiol acontecerá de forma mais rápida”, afirma a Anvisa por meio de nota publicada no portal e ressalta que “os solicitantes devem verificar periodicamente a caixa de entrada do e-mail informado no pedido”.

O documento, portanto, passará a ser assinado eletronicamente, o que, segundo a Anvisa, traz mais segurança ao processo, pois cada autorização dispõe de um código verificador que possibilita a confirmação de sua autenticidade. Para checar a autenticidade da autorização deve-se acessar: http://sei.anvisa.gov.br/autenticidade.

A Agência vem adotando, nos últimos meses, medidas para tornar o processo de importação dos produtos à base de canabidiol mais simples.

O órgão ressalta que os requisitos para a solicitação de autorização para a importação dos produtos foram mantidos. Conheça os procedimentos clicando aqui.

Importação de canabidiol

Nos últimos meses, a Anvisa realizou mudanças em seu processo interno para dar maior celeridade, organização e segurança ao processo de importação de produtos à base de canabidiol. Em 2018, esses processos passaram a ser tratados internamente por meio do Sistema Eletrônico de Informações.

Os requisitos para a solicitação de autorização para importação continuam iguais.

Saiba mais sobre a importação de produtos com canabidiol.

Leia também:

Anvisa é pressionada para regulamentar o cultivo de maconha medicinal

#PraCegoVer: Fotografia de uma mão manuseando uma seringa de canabidiol importada.

mm

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!