ANVISA dividida sobre consulta pública da maconha medicinal

anvisa e pressionada para regulamentar o cultivo de maconha ANVISA dividida sobre consulta pública da maconha medicinal

ANVISA se considera tecnicamente preparada, mas barreira política atrapalha avanço no tema. Consulta pública seria o primeiro passo para uma futura regulamentação. As informações são da Época.

Há hoje uma divisão na diretoria da Anvisa sobre lançar ou não uma consulta pública sobre a regulamentação para a plantação e produção da Cannabis para fins medicinais, uma iniciativa que a agência vem protelando há alguns anos.

A consulta pública seria o primeiro passo para uma futura regulamentação.

A pressão internacional é grande: a Organização Mundial da Saúde já assegurou o potencial terapêutico do canabidiol.

Uma das dúvidas é sobre a autorização ou não para as universidades poderem plantar para fazer pesquisas científicas com a Cannabis .

Técnicos da Anvisa já viajaram a Portugal, Canadá e Inglaterra para fazer pesquisas, e a agência se considera tecnicamente preparada para avançar na discussão do tema.

Hoje, a principal barreira é política. William Dib, o diretor-presidente da Anvisa, teme que o governo federal seja refratário à discussão do tema. Oficialmente, a agência não se compromete com nenhuma previsão de quando abrirá a consulta pública.

Leia também:

Mesmo com estudo técnico, Anvisa não libera cultivo medicinal da maconha

#PraCegoVer: Fotografia de vários vasos plásticos de cor preta com mudas de maconha com foco em uma delas.

lazy placeholder ANVISA dividida sobre consulta pública da maconha medicinal

Sobre Smoke Buddies

O Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br