8 anos de luta: apenas o começo de uma duradoura jornada

08 anos de smoke buddies inicio jornada 8 anos de luta: apenas o começo de uma duradoura jornada

Do primeiro post com baseado aceso na mão até a referência sobre o tema no país, a Smoke Buddies tem o orgulho em comemorar seu 8º ano, disseminando informação e conhecimento sobre maconha no Brasil. Conheça um pouco do caminho que percorremos para chegar até aqui.

Hoje darei um tempinho na dedicação diária pelas buscas, avaliações, criações de artigos e notícias canábicas, para falarmos um pouco mais sobre a Smoke Buddies e de alguns passos importantes que nos fizemos chegar até aqui, nos tornando o maior e um dos mais importantes canais de informação e comunicação sobre maconha do país.

A maconha está na moda e em alta. Cada vez que a erva é regulamentada ou avança rumo à legalização pelo mundo, ela caminha cada vez mais para o mainstream e passa a ser vista pela sociedade global como algo normal.

Mas nem sempre foi assim! Especialmente no Brasil, onde governos baseiam suas decisões pensando na “moral e dos bons costumes”, maconha sempre foi um grande tabu, uma substância proibida, maldita, mortal. Há alguns anos, o simples ato de divulgar, participar de uma das poucas Marchas da Maconha existentes no país e vestir uma roupa com estampa da erva já era o suficiente para enquadrar qualquer um no crime de apologia às drogas. Até o ato de postar uma foto nas redes sociais curtindo uma brisa com os amigos fatalmente daria merda.

Mas foi exatamente dessa maneira que em 25 de janeiro de 2011, após um clique registrando o momento de cinco amigos (buddies) que curtiam um baseado, que Maurício de Martino criou, no formato de grupo secreto no Facebook, a Smoke Buddies.

“Depois do registro, bateu a necessidade de compartilhar o momento vivido entre amigos, trocar ideias e informações livre de preconceitos, livre dos julgamentos da própria família e sociedade, então resolvi criar a Smoke Buddies como espaço de convivência e troca de experiências”, confidenciou Martino em nossas trocas de ideias, após eu ser adicionado por um amigo e sócio ao grupo da SB, me deparando com pouco mais de três centenas (os 300 da erva) de pessoas consumidoras de maconha.

Diante daquela pequena comunidade, cheguei me envolvendo e fazendo o que mais curto: promover discussões acaloradas sobre experiências dos consumidores, dos retrocessos e avanços das políticas de drogas e da maconha pelo Brasil e mundo, enquanto mais pessoas eram adicionadas e engrossavam o coro por uma mudança.

Expandimos nosso alcance, além dos grupos fomos para a timeline dos caretas aos mais chapados na rede de Zuckerberg, com a fanpage da Smoke Buddies. Nela, levamos diariamente, desde 2011, a todos o que antes era ignorado ou pouco noticiado pela mídia tradicional: a maconha e seus avanços pelo mundo, além de alertar sobre os retrocessos no Brasil.

No primeiro grupo criado na data, reunimos mais de 500 mil pessoas antes do Facebook excluí-lo no mesmo ano em que o Supremo Tribunal Federal julgou procedente a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental  (ADPF) 187, contra a proibição de manifestações públicas em defesa da descriminação do uso de drogas, como é o caso da Marcha da Maconha. Vimos brotar em território nacional vários grupos regionais e atos criados e promovidos por membros participativos da Smoke Buddies.

Desde 2011, oferecemos nossos veículos – Facebook, Instagram, Site e Grupos – como “megafone da luta canábica”, como bem definiu o advogado e militante, Fernando da Silva – o Profeta Verde -, durante o Ganja Talks em SP. Apoiamos, debatemos, estimulamos a quebra do tabu e a normalização dos usos e benefícios da maconha, dentro e fora das redes sociais. Prometo, em um momento futuro, relacionar tudo feito nestes 8 anos em uma extensa linha do tempo.

DIFERENCIAL. Nosso compromisso diário é com os Buddies, com a sociedade e com a luta pelas mudanças necessárias para que o país evolua em suas políticas sobre drogas. A dedicação da equipe, que reunidos somam mais de 25 colaboradores, é tamanha que transforma a Smoke Buddies em uma rede ativa 24 horas por dia. Reunimos nos grupos oficiais da Sb mais de 1 milhão de pessoas consumidoras da planta e através do portal levamos a mais de 3 milhões de pessoas informações de ponta com qualidade e rapidez.

Mais que um coletivo de pessoas que curtem a maconha e defendem sua legalização, a Smoke Buddies é uma empresa com marca registrada. Não estamos para brincadeira diante de um tema importante que necessita urgentemente avançar na pautas das políticas brasileiras sobre drogas. Além de um veículo de mídia e a linha própria de produtos, trabalhamos para fomentar e propagar um mercado jovem no país: o canábico. Um mercado legal de acessórios, serviços e produtos existente há 25 anos, mas que começou a ganhar corpo por volta de 2012.

Se você faz parte ou está chegando ao circuito de empresas, com serviços e produtos voltados ao mercado canábico, entre em contato agora mesmo. Solicite o nosso mídia kit, pelo e-mail contato@smokebuddies.com.br, confira mais sobre os trabalhos realizados e converse com a gente.

Leia- Smoke Buddies: nossa luta é a favor da liberdade!

EVOLUÇÃO. Manter-se ativo e evolutivo é parte essencial de nossas vidas e consequentemente da Smoke Buddies. Por isso, nossa busca pelas experiências, inovações e tudo o mais que for construtivo para toda a sociedade é constante.

Identificou-se com nossa jornada? Mande um Salve! Estamos de portas abertas para profissionais nas áreas de designer, desenvolvimento de app, economia, jornalismo, social mídia, pesquisas e publicidade. Influenciadores e investidores também são bem-vindos, entrem em contato.

GRATIDÃO A MUITOS. Por fim compartilho este sentimento constante e renovador. Gratidão a todxs (pessoas, empresas e até os concorrentes :* )  que ajudam a desenvolver e mover toda uma cultura, numa gigante roda com milhões de pessoas consumidoras e adeptas à maconha no Brasil.

Continue conectado.
SMOKE BUDDIES –  A SUA FONTE DIÁRIA SOBRE MACONHA

#PraCegoVer: fotografia (de capa) dos braços tatuados de uma pessoa que está atrás da câmera e segurando na mão esquerda um baseado e na mão direita um isqueiro dourado. Ao fundo vemos árvores, casas, prédios, parte da enseada de Botafogo, o Pão de Açúcar e o céu em azul degradê, no Rio de Janeiro. Créditos da foto: Phill Whizzman.

#PraCegoVer: conheça a campanha que promove a acessibilidade. Adote você também!

lazy placeholder 8 anos de luta: apenas o começo de uma duradoura jornada

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.