50420 FOI VISTO POR UM MILHÃO EM UMA SEMANA!

Em vídeo gravado em uma plantação autorizada pela Justiça Brasileira, André Barros, advogado, ativista, colunista da Smoke Buddies e candidato a Deputado Estadual pelo PSOL no Rio de Janeiro, atinge a marca de 1 milhão de views. Em tempos onde ideologias fascistas, racistas, homofóbicas, entre outras, essa marca é uma grande vitória para André e para todo o ativismo canábico. Entenda mais sobre o caso na coluna da semana.

“Meu nome é André Barros, 52 anos, carioca, mestre em Ciência Penal, sou advogado da Marcha da Maconha e candidato a Deputado Estadual – Nesta eleição, não esqueça: baseado na sua consciência, baseado na sua mente, aperta 50420, 50 do Sol, 4 e 20 da planta. Depois, não esquece, confirma, aperta de novo, o verde.”

Este é o texto que falei no sensacional vídeo gravado por meu amigo Ique Larica. O cenário é uma linda plantação, autorizada pela Justiça para uso medicinal. Publicamos este vídeo aos 2 primeiros minutos do primeiro dia em que a campanha eleitoral foi permitida por lei. Em uma semana, foi visualizado por 1 milhão de pessoas. Na linguagem da internet, podemos dizer que o vídeo viralizou. Neste momento tão triste para a história do Brasil, com o crescimento dos fascistas, que lançam abertamente o seu cardápio de terror e um candidato a presidente do país, quando milhões não querem sequer votar, ter um vídeo sobre política com tal alcance é uma grande felicidade.

O vídeo mostra a força da causa da maconha com quase 20 mil compartilhamentos no Facebook, sem termos a possibilidade de saber a quantidade que circulou por WhatsApp. Trata-se de um vídeo político de um candidato que está há muitos anos na luta pela legalização da maconha e, com ela, a mudança dessa política racista de segurança pública. É importante registrar que a única forma de mudar esta sociedade brutalmente desigual é através da política. No entanto, a mídia oficial é concentrada nas mãos de poucos, e irresponsavelmente presta um enorme desserviço à nação ao imputar à política a causa de todos os males. Essa mídia do capital, que não pode informar que esses políticos das quadrilhas dos milhões, na realidade trabalham e prestam enormes serviços às quadrilhas dos bilhões. Formadas por capitalistas milionários e bilionários, que assaltam bilhões do erário em obras e serviços públicos, combinando o preço e quem vai vencer a concorrência.

Com boa dose de ironia contra toda a hipócrita criminalização da maconha, o vídeo consiste numa apresentação e é muito sério. Com termos jurídicos, apresenta o currículo acadêmico e de lutas de André Barros, candidato a Deputado Estadual do Rio de Janeiro. O número da candidatura é simbólico. O 50 do PSOL, que é o número do Partido Socialismo e Liberdade, e o 420 da planta, pois 420 era o código que a polícia de Nova Iorque usava para casos relacionados à maconha e também a senha de estudantes da Califórnia para fumar maconha. Por isso, 20 de abril virou o Dia Internacional da Maconha, que, em inglês, é escrito na forma 4/20, em função do mês 4 e do dia 20.

É um vídeo de enfrentamento de alguém que tem base jurídica e está na luta há muito tempo e tem consciência do que está fazendo. Quando digo que sou advogado da Marcha da Maconha pode parecer esquisito, pois esta “pessoa jurídica” não existe e a Marcha é um evento político. Mas sou um dos autores e signatários da representação encaminhada à Procuradoria-Geral da República em 2009 contra 10 decisões judiciais que proibiram a realização da Marcha em 10 cidades do Brasil. Essa representação gerou a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF 187, julgada em 15 de junho de 2011, e garantiu a realização da Marcha da Maconha em todo o Brasil pelo Supremo Tribunal Federal. A decisão do STF garantiu que nenhuma autoridade brasileira pode interpretar que a Marcha da Maconha está praticando o crime de apologia e que o evento está garantido pelo direito de reunião e manifestação, exercício direto da democracia, onde todas e todos têm o direito de lutar pela mudança de uma lei. Trata-se apenas de uma pequena demonstração do que vou fazer no plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ.

*ANDRÉ BARROS é advogado da Marcha da Maconha, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ e candidato a Deputado Estadual pelo PSOL no nº 50.420.


#PraCegoVer: 
Imagem de capa mostra captura do trecho do vídeo publicado pelo candidato onde ele aparece em primeiro plano fazendo sinal de ok com as mãos e a legenda 50420 André Barros Deputado Estadual.

 

Sobre André Barros

ANDRÉ BARROS é advogado da Marcha da Maconha, mestre em Ciências Penais, vice-presidente da Comissão de Direitos Sociais e Interlocução Sociopopular da Ordem dos Advogados do Brasil e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!