Argentina recebe 1º Congresso sobre Cannabis e Saúde

 Argentina recebe 1º Congresso sobre Cannabis e Saúde

O país que regulou recentemente o uso da maconha medicinal agora será palco do 1º Congresso Argentino de Cannabis e Saúde, que propõe o amplo debate na sociedade na busca de políticas públicas que garantam o acesso à maconha medicinal. O Congresso acontecerá na cidade de La Plata e, com três dias de duração, terá início amanhã (21). As informações são do 1º Congresso Argentino de Cannabis e Saúde.

A cidade de La Plata, na Argentina – que recentemente regulou o uso medicinal da erva – será palco do 1º Congresso Argentino de Cannabis e Saúde, que terá início nessa quarta-feira (21). A ideia é fomentar o debate na sociedade sobre políticas públicas que, entre outros pontos, garantam o amplo acesso aos benefícios medicinais da planta.

Mas afinal, por que um congresso de Cannabis e Saúde? Segundo o comitê organizador, nos últimos anos gerou-se no país uma grande expectativa sobre a possível utilidade terapêutica da cannabis. Este interesse foi reforçado pela recente sanção da lei 27.350 que permitirá a realização de pesquisas científicas sobre o uso terapêutico de medicamentos à base da maconha e sua potencial utilização no tratamento de determinadas patologias.

A aprovação da presente lei é consequência, principalmente, da ação de organizações de pacientes e outras que promovem o uso terapêutico da Cannabis, o qual tem sido amplamente desenvolvido na Argentina e região.

Saiba mais: Argentina promulga lei que libera maconha para uso medicinal

Neste contexto, as experiências de autocultivo e cultivo solidário para a elaboração de medicamentos à base de maconha têm propiciado um intercâmbio entre cannabicultores, pacientes, famílias e profissionais da Saúde Pública. Neste processo se produzem articulações e começa a se formar uma rede de agentes com experiências diversas que fazem, assim, um grupo social que se torna um espaço cultural onde reflete-se sobre a saúde pública e procura-se reforçar uma mudança na forma de pensar sobre o uso da Cannabis para uma variedade de doenças e condições clínicas.

A política de drogas estabelecida pelo Estado até o momento coloca esse grupo social à margem da lei, situação que não tem favorecido uma abordagem abrangente por parte da comunidade científica e acadêmica e entre os profissionais da saúde pública. Recentemente, tem ocorrido uma aproximação entre este grupo e as universidades, tanto em pesquisas como em experiências de extensão acadêmica.

Neste 1º Congresso Argentino de Cannabis e Saúde, os organizadores propõem convocar, num contexto universitário, a todos os agentes sociais, políticos, acadêmicos e da saúde pública a intercambiar conhecimentos, promover um amplo debate interdisciplinar e cultural, além de mostrar evidências científicas e terapêuticas relacionadas ao tema.

Finalmente, o Congresso propõe que as conclusões do mesmo contribuam para a construção de políticas públicas que garantam à população o acesso e uso da Cannabis medicinal, sendo suas perspectivas futuras.

O 1º Congresso Argentino de Cannabis e Saúde consistirá em três dias de trabalho com oficinas, painéis e conferências plenárias, apresentação de trabalhos e experiências, além de espaços para a difusão de organizações e associações civis.

Será realizado de 21 a 23 de junho de 2017, na cidade de La Plata, tanto na Câmara de Deputados como na sede de cada uma das Faculdades organizadoras que são a Faculdade de Ciências Agrícolas e Florestais, Faculdade de Ciências Exatas, Faculdade de Ciências Médicas e a Faculdade de Serviço Social, que integram a Universidade Nacional de La Plata.

 Argentina recebe 1º Congresso sobre Cannabis e Saúde

Sobre Smoke Buddies

O Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *